Jornada Scania #4

[ Jornada Scania ]

Por meio dos Serviços Conectados, a equipe do Logistics Lab monitora, em tempo real, todos os dados da operação.

Tudo começa aqui dentro

[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania ]

Para transformar o mundo dos transportes também é necessário olhar para dentro de casa.
Foi o que a Scania fez e tem feito com o Logistics Lab. Saiba como a empresa coloca
em prática em suas operações todas as soluções que oferece ao mercado.

D

izem que as melhores transformações acontecem quando começam de dentro para fora. Seja quem for o estudioso dono desta teoria – embora o filósofo Sócrates tenha afirmado algo nesta direção quando disse que “o verdadeiro conhecimento vem de dentro” – a verdade é que esse princípio tem fundamento. Quer um exemplo?

Quando iniciou a sua jornada para liderar a transformação do setor de transportes para um sistema mais sustentável, a Scania estabeleceu para si mesma, enquanto empresa, uma meta global para ser cumprida até 2025: reduzir em 50% as emissões de CO2 em suas operações na Europa e na América Latina. E, como parte dos esforços para colocar esse propósito em prática, a empresa criou, em 2016, o Scania Logistics Lab. Trata-se de um laboratório que capta e analisa os dados do fluxo logístico da Scania utilizando as soluções de transporte que a própria empresa oferece ao mercado.

Marcelo Gallão, Vice- Presidente de Logística da Scania Latin America, acompanha de perto o trabalho da equipe no Logistics Lab .

Olhar para dentro...

O primeiro passo para fazer o Logistics Lab funcionar foi eleger o trajeto a ser monitorado: a rota entre o Porto de Santos, o Centro de Logística, na cidade de Mauá, e a Fábrica, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. “Escolhemos essa rota porque é uma parte crítica dos nossos fluxos industriais com condições severas, fatores ideais para testar nossos produtos e serviços em operação real”, explica Marcelo Gallão, Vice-Presidente de Logística da Scania Latin America.

Com a rota definida, era a hora de – exatamente como é feito com os clientes - customizar o veículo e entender quais serviços e soluções seriam mais adequados à operação. A frota foi, então, renovada, passando a operar com 18 caminhões novos: quatro protótipos com motores de nível de emissões Euro 6 e outros 14 veículos Euro 5 motores XPI, para trazer mais eficiência no consumo de combustível.

“Essa inciativa nos permite aprender mais através da perspectiva do cliente, encontrar maneiras de inovar e, principalmente, mostrar que sustentabilidade na Scania não é retórica – temos aqui e agora a prova de que eficiência energética e transporte inteligente são facilitadores para melhores resultados nos negócios, ao mesmo tempo em que mitigam o impacto ambiental”, diz Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin America.

A conectividade não poderia ficar de fora do projeto. Por meio dos Serviços Conectados, dados da operação como consumo de combustível, tempo de serviço, quilometragem percorrida, manutenção e direção do motorista em tempo real foram monitorados. “A conectividade trouxe uma série de benefícios, possibilitando que os motoristas evitassem o trânsito e adaptassem a sequência de seções de rotas em tempo real”, destaca Marcelo.

...para transformar lá fora

Os resultados surpreenderam. Além do aumento de 16% na disponibilidade dos veículos, houve redução na emissão de CO2 e diminuição do desgaste do caminhão e do consumo de combustível. “Após três anos de funcionamento, o Logistics Lab conseguiu reduzir as emissões de CO2 em 39%, indo de 36 para 22 quilos por tonelada transportada”, diz Marcelo. “Se considerarmos que o Logistics Lab faz uma média de 34 viagens por dia, transportando cerca de 620 toneladas de carga e rodando aproximadamente 5.500 quilômetros, a redução na emissão de CO2 por dia é de cerca de 1 tonelada, quando comparada ao processo logístico anterior”, diz o executivo.

Mesmo com números admiráveis, o Logistics Lab ainda tem muito trabalho pela frente. Para os próximos anos, a previsão é adotar o uso de combustíveis alternativos e renováveis, como biometano e gás natural, nos caminhões da Nova Geração da frota para ir cada vez mais longe nessa jornada rumo ao transporte sustentável, que está só começando.

Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333