Jornada Scania #4

[ Soluções ]

Consórcio: Investimento e relacionamento

[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Consórcio Scania ]

Engana-se quem pensa que o objetivo do Consórcio Scania é somente possibilitar a compra de um produto da marca e proporcionar viagens aos seus consorciados. O Consórcio vai muito além disso.

C

onsórcio vem do latim, significa parceria e deriva de consors, da junção con (de conjunto) e sores (que quer dizer destino). No dicionário da Scania e na prática, seja de quem trabalha nos bastidores para fazer tudo acontecer seja de quem é adepto desse serviço para realizar seus objetivos, essa definição é mais do que verdadeira. O Consórcio Scania é uma das soluções financeiras da marca para ajudar os clientes na aquisição de caminhões, chassis e implementos rodoviários. Mas, mais do que isso, é hoje um grupo de 16 mil clientes que, reunidos com a mesma finalidade, fazem uso desse recurso da Scania para obterem mais rentabilidade e sustentabilidade em seus negócios – e ainda formam uma verdadeira família.

[ Em números ]

MAIS DE

62 mil

É a quantidade de pessoas que já viajaram pelo Família Scania desde 2002, quando o programa foi lançado.

Quem conta um pouco dessa história é Rodrigo Clemente, Diretor Comercial do Consórcio Scania Brasil. “O Consórcio é parte dos serviços financeiros que a Scania oferece, assim como o Scania Banco e a Seguradora. A diferença é que, além de sermos o primeiro consórcio de veículos pesados do Brasil, nos tornamos uma grande família em função das ações que fazemos junto aos nossos clientes”, explica.

A Família Scania é uma das mais conhecidas. Funciona assim: o cliente compra uma cota e, se optar por aderir a essa iniciativa, ganha uma viagem para algum lugar no Brasil ou no mundo, com o grupo de consorciados que fizerem essa mesma escolha. “O Consórcio surgiu em 1982, em uma época de alta inflação e poucas linhas de financiamento para transportadores. Com o passar dos anos, o mercado começou a ofertar outras opções e então lançamos as viagens como um atrativo. Mas o que era só uma promoção acabou virando um programa de relacionamento, pois o cliente que participa fica em contato com outros empresários durante as viagens e isso gera novos negócios. É como uma família mesmo, além de o cliente associar isso ao seu momento de lazer”, detalha o diretor.

Parceria, sonhos e destinos

Mas, como falamos no início desta reportagem, não se trata apenas das viagens. “Buscamos a sustentabilidade financeira dos nossos clientes. O Consórcio Scania é uma ferramenta que permite fluxo de caixa saudável, renovação gradativa da frota sem dívidas e sem comprometer o orçamento da empresa. Isso sem falar na segurança para a operação. Muitos contratos não permitem que o caminhão tenha mais de quatro ou cinco anos de uso. Então, o consórcio é a garantia de que o cliente vai ter um caminhão novinho para colocar na operação daquele contrato e ter rentabilidade com ele. E mesmo que receba o veículo antes, caso seja contemplado, ele pode colocar o caminhão para rodar, ganhar dinheiro e investir em uma nova cota, por exemplo”, afirma Rodrigo.

Mais uma prova de que o destino final dessa família é uma construção feita a muitas mãos: o Consórcio Scania, como parceiro para viabilizar a compra da máquina dos sonhos, e o cliente, que embarca nessa caminhada, com viagens ou investindo em outras iniciativas, com a certeza de que irá alcançar seu resultado de forma rentável, tranquila e sustentável.

Conheça outras iniciativas do Consórcio Scania:

DREAMLINE

Nos últimos anos, novas ações têm surgido. Uma delas é a promoção Dreamline: o cliente que opta por essa modalidade concorre a caminhões da marca. Já foram 12 veículos sorteados entre os grupos participantes.

“Geralmente, fazemos um sorteio por ano. Esse ano, vamos levar um desses grupos, com 300 pessoas, para a Fenatran 2019, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas que acontece em São Paulo, onde faremos o sorteio de mais dois veículos”, ressalta Rodrigo.

NXTGen

Muitas empresas de transporte são negócios familiares, e sempre chega um momento em que é necessário falar sobre sucessão, onde os mais jovens assumem a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado por seus antecessores. E foi pensando nesses clientes que o Consórcio criou o Programa #NXTGen. O projeto, que começou em 2017, propõe uma jornada de conhecimento sobre sucessão familiar, impacto das novas tecnologias nos negócios, governança corporativa e gestão empresarial para ajudar a preparar os filhos dos donos dessas transportadoras para assumirem a direção da empresa.

O grupo mais recente a participar da iniciativa, composto por 21 integrantes, acabou de voltar de um encontro no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Por lá, os participantes conheceram empresas inovadoras e de alta tecnologia, e depois foram recepcionados na Scania Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), para mais um ciclo de aprendizado.

“Fui com uma expectativa bem grande porque sabia da riqueza do conteúdo em si e da troca com os profissionais envolvidos. E digo que me surpreendi por tanta coisa boa e tanta experiência que pude adquirir para desenvolver ainda mais. Muitos aprendizados vou levar para o meu dia a dia, muitos outros para a minha empresa. Claro, nem tudo se encaixou no meu dia a dia, mas como se diz, é preciso ter a cabeça aberta e pensar fora da caixa porque às vezes uma ferramenta que achamos que não serve tanto, pode ser de bom uso”, comenta Hugo Cipriano Resende, da Agrociro Transportes, que participou pela primeira vez do NXTGen.

Jéssica Cabalero Lopes, da Transportadora TransReal Logística, conta que também se surpreendeu: “A viagem superou minhas expectativas em tudo: o cuidado com a equipe, com o nosso bem-estar, se estávamos gostando e aproveitando, as aulas que tivemos, os lugares que conhecemos. Vimos empresas que estão bem à nossa frente, mas o aprendizado é aplicável. Fizemos networking, tivemos novas ideias. Acho que tem muita coisa que dá para levar para a nossa empresa. Recomendo e voltaria.”

Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333