Jornada Scania #4

[ Caminhos Scania ]

Uma volta ao mundo

[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Wagner Menezes ]

Conheça as novas carretas de eventos da Scania, os bastidores das viagens que chegam ao marco de 40 mil quilômetros em um ano – praticamente uma volta ao mundo – e quem é que está por trás dos volantes, fazendo os caminhos da marca pelo Brasil.

E

les são os olhos, ouvidos, voz e presença da Scania em muitos lugares do Brasil. Basta ter uma feira ou um evento que envolva o segmento de transporte, lá estão eles estacionados – e haja sorriso para o sucesso! A bordo das carretas da Nova Geração, eles saem pelas estradas país afora para levar aos clientes uma nova experiência quando se trata de soluções para um transporte sustentável. Também, pudera, os próprios veículos que dirigem já são as máquinas dos sonhos - um R 450, conduzido por Adenilson Alves e dois S 500, pilotados por Ivair Roberto Souza e Clauber Alves.

Mas, quem são essas feras do asfalto e quais caminhos esses astros do volante percorrem com os veículos Scania? O que será que acontece nos bastidores das cabines que levam a marca para os cantinhos mais escondidos desse Brasil tão gigante? Para desvendar essas perguntas e muitas outras, a Revista Jornada foi direto à fonte. Ouvimos os três Master Drivers e Promotores de Eventos da Scania Brasil, em uma entrevista exclusiva, que você confere a seguir e na edição digital da Jornada.

Seu lugar a bordo

O apelido dele é Binho, mas o nome completo é Clauber Alves. “Uma tia me chamava de Claubinho e o apelido no diminutivo acabou pegando”, diverte-se. Binho começou na Scania em 2003, como ajudante de promotor de eventos. Foram quatro anos ao lado de Ivair até ser chamado para começar a atuar a bordo de seu próprio caminhão. “No começo, eu ajudava o Ivair em algumas tarefas da organização do evento, como paisagismo, acertar o lugar onde íamos estacionar o caminhão, enquanto ele ficava com a parte mais burocrática. Agora, faço tudo sozinho: contrato fornecedores, buffet e administro toda a estrutura do evento, além de apresentar as novas soluções em conectividade da Scania para os clientes junto com o time das concessionárias”, explica.

Aos 36 anos, Binho, que hoje é responsável pelas feiras regionais do Norte e do Nordeste do Brasil, conta que mesmo com toda a potência do seu S 500 azul, nem tudo são flores pelo caminho. “O deslocamento nem sempre é fácil. Às vezes, precisamos encarar alguns trajetos em que é necessário pegar uma balsa, passamos por trechos de estrada de terra, cheios de buracos. Mas quando chega o dia do evento, a estrutura está motanda e o cliente entra no trailer e vê o espaço arrumado, com muitas luzes, é gratificante demais. Ver o brilho no olhar do cliente faz valer a pena todo o esforço para chegar até ali”, revela.

Paixão pelo que faz

Ivair também já passou por situações como essas. Mas o maior desafio veio quando ele foi convidado a levar a marca Scania para uma feira em Montevideo, no Uruguai. “A Scania participou de uma feira chamada Montevideo Motor Show, em 2008 e em 2010. Fui convidado para levar a carreta até lá e esse com certeza foi o meu maior desafio. Aqui, conhecemos todos os fornecedores, já temos alguns parceiros. Lá eu não tinha esses contatos. Fora que ainda não havia feito nenhuma viagem de caminhão para fora do Brasil”, lembra.

Mas, para quem trabalha com os veículos da Scania desde as horas de folga do serviço militar nos anos 90, não há desafio que não possa ser superado. Assim como a feira internacional, outros tantos eventos das regiões Centro-Oeste, Norte e alguns do Sul do Brasil são conduzidos por Ivair a bordo do S 500 6x2. Na agenda do segundo semestre, estão cidades dos estados de Rondônia e Acre.

A saudade às vezes aperta: “Já faz quase um mês que estou fora de casa e já cheguei a ficar 97 dias longe da família. No começo era mais complicado, mas agora os filhos já estão crescidos e tudo fica mais fácil”, conta o paulista de 48 anos. E quando questionado se pensa em trocar de profissão, a resposta é enfática: “O dia mais triste da minha vida será quando eu parar de fazer o que eu faço.”

Fortalecendo as relações

Ficar parado também não é para Adenilson. O relógio já marcava quase sete horas da noite quando ele estacionou, na cidade de Carolina, no interior do Maranhão, para contar à equipe da Jornada a sua história com a Scania, que começou em 2003. Ele havia saído de São Bernardo do Campo, em São Paulo, com destino a Paragominas, no Pará. Depois de 28 dias fora de casa, pegou um avião e voltou para São Paulo, onde passou 15 dias para matar a saudade da esposa e dos filhos, um menino de oito anos e uma bebê de um ano e três meses.

Emocionado, ele relembra a falta que sentia da família no início: “Quando comecei, meu filho mais velho tinha dois anos. A saudade de casa era tão grande que em um evento eu guardei toda a estrutura e peguei estrada um dia antes do previsto”, conta. Após a pausa para um respiro – e embora a saudade continue sendo um desafio diário -, ele prossegue dizendo que retornou a Sergipe, pegou o seu R 450 preto na concessionária e estava a caminho de Imperatriz, para mais uma feira regional que contará com a participação da Scania. “São quilômetros e dias de estrada, mas é muito gratificante fazer o que eu faço. A gente faz amizade com os clientes, com as equipes das concessionárias. O laço é tão forte que, quando eu volto para alguma outra feira, as pessoas querem que eu me hospede na casa delas e não em um hotel”, relata.

Adenilson atribui essa facilidade de se relacionar a um dos valores da Scania, o respeito ao indivíduo: “Nossas abordagens são sempre muito humanas. Colocamos em prática o respeito ao indivíduo, premissa da marca, em tudo que fazemos e em todas as nossas relações. Não medimos roupa, sapato, fisionomia de quem entra no nosso trailer. Enxergamos pessoas e simplesmente nos aproximamos. É o que cria laços e torna o nosso trabalho ainda mais especial.” •

O que é que esse trailer tem?

A cada dois anos, a Scania renova os caminhões destinados aos eventos da marca. São, em média, 35 a 40 feiras regionais em todo o País. Com o lançamento da Nova Geração, as ações ganharam três novos veículos. “É uma das maneiras de nos relacionarmos com nossos públicos. Então precisamos estar representados à altura”, explica Rafael Cestari Meroti, Analista de Marketing da Área de Promoção e Eventos da Scania Brasil.

Modernas por dentro e por fora, as novas carretas trazem consigo um pouco da tecnologia da Scania. No Espaço dos Serviços Conectados, dentro do trailer, é possível conhecer as soluções da marca de forma interativa. “Nosso intuito é levar ao cliente a solução completa da Scania e não apenas o caminhão. Queremos que ele tenha uma verdadeira experiência e sabemos que nenhuma outra marca proporciona essa vivência. Já estamos, inclusive, produzindo mais uma carreta, um trailer branco. Tudo para cumprir o compromisso da Scania de estar onde o cliente está”, finaliza Rafael.

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A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333