[ Sustentabilidade ]
Referência global em sustentabilidade no transporte, Scania faz sua maior venda de ônibus na história: são 741 veículos para fazer a diferença no sistema BRT de Bogotá, na Colômbia. É a tecnologia a favor da sustentabilidade e da qualidade de vida nas cidades.
Respira,
Bogotá
[ Texto: Nathalia Valadares / Foto: Arquivo Scania ]
[ Em números ]
Este é o percentual de ônibus do BRT de Bogotá que será movido a gás natural com a chegada dos 741 veículos Scania.
Não é só em Curitiba: quem vive em Bogotá ou vai visitar a capital pode respirar tranquilo. E não é somente o ar que vai estar mais puro: o sistema BRT da maior cidade da Colômbia terá sua frota renovada a partir deste semestre, com 741 ônibus Scania, trazendo mais qualidade ao transporte público e menos emissão de poluentes.
U
ma pesquisa feita pela McKinsey e pela Box1824* apresentou, em 2017, um recorte sobre os valores da geração Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010. A maioria dos jovens entrevistados disse preferir ter acesso a transporte público de qualidade a adquirir um carro particular. Um dos motivos do desinteresse pela compra de automóveis era a preocupação com o meio ambiente. As mudanças climáticas drásticas no planeta e esse novo padrão de comportamento das novas gerações pedem estruturas de transporte ainda mais eficientes e sustentáveis.
E é pensando nisso que a Scania direciona esforços para desenvolver produtos que tragam mais tecnologia e poluam muito menos. Essa dedicação global da empresa tem resultado em parcerias que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas. Quer um exemplo? O Transmilênio, sistema de Bus Rapid Transit (BRT) de Bogotá, na Colômbia, terá a frota renovada a partir deste primeiro semestre de 2019 com a chegada de 741 ônibus Scania. Isso significa que 40% da frota total do BRT da cidade será movida a gás natural. Os novos veículos terão carroceria da colombiana Busscar e a Scania é a única empresa a fornecer os veículos a gás natural para o sistema.
O ar mais puro
Os ônibus contam com a tecnologia Euro 6, o que representa uma redução de emissões de mais de 98% de material particulado (PM), 96% de óxido de nitrogênio (NOx) e 20% de CO2, se compararmos com a maioria dos ônibus disponíveis na cidade, com tecnologia Euro 2. Os três tipos de poluentes são a principal causa de doenças e mortes por problemas respiratórios.
Além disso, os novos veículos Scania
emitem uma quantidade de partículas
ultrafinas (20.000 partículas/cm3) inferiores
à concentração de partículas ultrafinas
encontradas no ar ambiente da cidade de
Bogotá (150.000 partículas/cm3).
Para se
ter uma ideia, os ônibus que transitam na cidade de Bogotá atualmente emitem 70
milhões por cm3.
“Esta operação confirma o compromisso da Scania em liderar a transformação para sistemas de transporte mais sustentáveis. A nossa planta de São Bernardo do Campo é parte do Sistema de Produção Global da Scania e está preparada para produzir estes veículos com tecnologia de ponta”, conta Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin America.
A operadora SI2018 – Sistema Integrado de Provisón de Flota Si 2018 - adquiriu todos os veículos Scania Euro 6 a gás, sendo 562 biarticulados com potência de 340 cavalos e capacidade para transportar até 250 passageiros, e outros 179 articulados, com motores 320 Hp e capacidade para até 160 passageiros. Todos os 741 veículos serão produzidos na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.
Monitoramento em tempo real
Vale ressaltar que os 741 novos ônibus de Bogotá vão contar com o exclusivo sistema Scania Fleet Management, que fornece informações dos veículos em tempo real, tais como consumo de combustível, rota, necessidade de substituição de peças, forma de conduzir, entre outros.
Segundo o Diretor-Geral da Scania na Colômbia, Juan Carlos Ocampo, os ônibus Scania Euro 6 a gás natural já são utilizados na Europa e desde 2015 227 unidades com essa tecnologia circulam por Cartagena. “As autoridades e operadores colombianos viram que esta tecnologia é ideal para centros urbanos, pois praticamente não polui o ar e faz pouco ruído, uma solução verdadeiramente sustentável”, comenta Ocampo. Com isso, cada vez mais, a Scania tem ganhado credibilidade e confiança quando o assunto é a sustentabilidade no transporte público.
* A McKinsey é uma empresa americana, líder mundial no mercado de consultoria empresarial. A Box1824 é uma empresa brasileira de pesquisa do comportamento do consumidor e de tendências.