Jornada Scania #3

[ PAIXÃO SCANIA ]

Um jacaré para chamar de seu: Reginaldo realizou o sonho de reformar seu L 111s.

Jack,

muito prazer!

[ Texto: Marina Frossard, Simone Leticia Vieira / Foto: Arquivo pessoal, Denner Carvalho, Arquivo Brasdiesel ]

Com a restauração de um “Jacaré” 1979, Benedito Reginaldo consagrou a sua admiração pela Scania, da qual ele é fã desde criança.

E

le é imponente e, por onde passa, chama a atenção. É tratado com regalias na empresa, trabalha cerca de quatro vezes menos que os demais e, não há dúvidas: é o preferido do chefe. Jack, como foi apelidado, é o Scania L 111s, ano e modelo 1979, que foi todo restaurado e está em operação na Sotran Transportes, empresa do “Scaneiro de carteirinha” Benedito Reginaldo de Souza, localizada em Taubaté, São Paulo.

A história de Reginaldo com a marca começou muito antes de ele entender, efetivamente, de caminhão. “Desde os cinco anos de idade eu adoro e admiro a Scania. Quando criança, vivia nos caminhões do meu pai e dos meus tios. Minhas férias escolares eram viajando de caminhão”, conta, complementando com a história de que certa vez, um tio o pegou na escola no último dia de aula e o levou para viajar e que só em Goiás ele avisou à mãe que estava na estrada.

No ano passado, o empresário realizou o sonho de restaurar o quase quarentão L 111, modelo conhecido como “Jacaré”, que estava em um pátio de guincho de um tio. A reforma foi feita na concessionária Codema, localizada em Caçapava, que também atende a empresa em suas compras e serviços de manutenção – tendo em vista que a frota da Sotran é 100% Scania.

“Quando eu era pequeno, não tínhamos dinheiro para comprar as miniaturas e a Scania criou uma ação em que a pessoa ganhava uma miniatura em troca de doação de sangue. Um dos meus tios doou dois anos consecutivos só para me presentear”, lembra, completando que este tio, Darcy de Souza, tem 80 anos e ainda dirige um Scania R 440, rodando de São Paulo ao Ceará e ao Pará.

Hoje, o Jack roda cerca de 3 mil quilômetros por mês em um raio de 100 km. No volante, apenas Reginaldo, que garante que ele é assediado na estrada: “As pessoas pedem para tirar fotos, para entrar e olhar a cabine. Ele é celebridade”, conta, acrescentando que, na restauração, manteve todos os detalhes originais.

...
A Scania faz parte da minha vida.”

Benedito Reginaldo de Souza, proprietário da Sotran Transportes.

De geração para geração

O envolvimento e a paixão de Reginaldo pela Scania foram herdados do pai e dos tios e foram passados para a esposa, Tamires, e para as filhas, Ana Luiza, de cinco anos, e Natália, que, com apenas 11 anos já brinca de dirigir com o pai.

Outra relação que ultrapassou gerações é a de Reginaldo com a concessionária. Segundo Nuno Pinho Lopes, Gerente de Serviços da Codema, Reginaldo é cliente da Casa há mais de 20 anos. Graças a esse relacionamento, foi fácil solucionar as questões que surgiram durante o desenvolvimento do trabalho – foram cerca de quatro meses de mecânica até o resultado final – e que desafiaram o tempo e a equipe.

“O nosso grande desafio foi encontrar os componentes originais. É um caminhão com mais de 30 anos, então muita peça já não existe mais. E até nessa hora a parceria com o cliente foi importante, pois ele nos ajudou muito e trouxe até algumas peças mais difíceis de conseguir”, conta.

Scania é uma marca de emoção.
A nossa paixão é o que nos torna diferentes de todas as outras.”

Nuno Pinho Lopes, Gerente de Serviços da Codema.

“A Scania faz parte da minha vida. Somos gratos pela confiança da equipe e temos certeza que tudo o que conquistamos até hoje é por conta da parceria que temos com a marca”, define Reginaldo.

Nuno ainda completa: “Scania é uma marca de emoção. A nossa paixão é o que nos torna diferentes de todas as outras. Vivemos de perto tudo o que o nosso cliente quer e precisa. Com a restauração desse jacaré não seria diferente. Agora ele tem um caminhão para olhar com paixão, se lembrar do passado e se emocionar. E nós também.”

Encontro da Pesada
...
Card image cap

Em 2018, o Jack se juntou a mais de outros 100 modelos das décadas de 60 a 80, entre eles, L 75, L 76, L 100 e L 110, além de exemplares da série LK, 112 e 113 e caminhões atuais durante o 3º Encontro de Jacarés, promovido pela Brasdiesel de Caxias do Sul (RS).

Card image cap

O evento arrecadou mais de quatro toneladas de alimentos, que foram doados a entidades carentes da região, e contou ainda com visitas monitoradas à concessionária, considerada a maior Casa Scania do mundo, além de atrações como orientações de educação no trânsito e shows.

Card image cap

Ao todo, mais de 4 mil pessoas, entre proprietários, colecionadores e amantes do universo Scania, estiveram no encontro, que teve como objetivo manter viva a paixão pelo modelo.


Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333