[ Off Road ]
Parceria de
Peso
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Arquivo Manserv ]
Para inovar em grande estilo é preciso ir além. Para a Manserv, isso se traduziu em “sair da estrada” junto com a Scania para a escolha da sua nova frota de mineração.
P
ode até ser que muita gente saiba que o fosfato é um dos três nutrientes primários das plantas e um componente dos fertilizantes. Mas como é feita a extração desse mineral? É, não se trata mesmo de um processo muito simples. Primeiro porque é preciso extrair minérios que contenham compostos químicos ricos em substâncias com íon fosfato.
Depois porque essa extração depende das características geográficas da área em que esses minerais estão localizados. Isso sem falar nas técnicas específicas para separar o fosfato dos outros minerais, que variam de acordo com a composição daquele minério que foi extraído.
Imagine, então, como é feito o transporte desse produto. Caminhões pesados, personalizados para a atividade e seguros para o motorista são mais do que necessários: são indispensáveis. Afinal, a logística dessa operação exige robustez, bom desempenho e também rentabilidade.
A Manserv conhece bem essa história. Para colocar os pés com segurança neste novo segmento de mercado, a empresa percorreu um longo caminho de trabalho, estudo e investimento. E, em parceria com a Scania, entendeu exatamente qual solução de transporte seria adequada para fazer o trabalho pesado de transportar minério e estéril* de um grande cliente, a Mosaic Fertilizantes, em Patrocínio, Minas Gerais.
*Estéril é aquilo que restou depois da retirada de um mineral.
Para dar conta do desafio, em outubro de 2018 uma frota robusta formada por 51 caminhões Heavy Tipper G 480 8x4 foi adquirida pela empresa.
“O modelo atende à demanda que eles tinham porque tem uma capacidade de carga 20% maior. Ou seja, eles investiram 15 a 20% a menos em caminhões, que vão fazer exatamente o mesmo trabalho”, explica Fabricio Vieira de Paula, Gerente do Segmento de Off Road da Scania no Brasil.
A utilização dos caminhões da Scania possibilitou uma melhora na eficiência do nosso processo logístico e consequentemente gerou uma maior produtividade.”
Marcelo Augusto Felipe, Presidente da Manserv Logística.
Confiante de uma boa parceria, a empresa que é referência nacional e na América Latina em logística inicia grande operação em mineração com total suporte da Scania.
Onde tudo começou
“Em uma feira, um dos funcionários da Manserv, de gerência de contratos e captação de serviços, viu os caminhões, conheceu o nosso diferencial e nos procurou”, relembra o Gerente do Departamento Off Road da Codema, Alair Fernandes de Almeida.
Depois disso, Alair e sua equipe foram até a Manserv para apresentar o produto como diferencial para o negócio e qual a opção de caminhão com melhor custo real por tonelada transportada.
O Engenheiro e Especialista em Projetos, Roncalli Matos, integrante da equipe de aproximação da Scania com a Manserv, faz questão de lembrar desse comprometimento da empresa em atender o cliente. “Entrei em contato um dia às 9 horas, por telefone, e comentei sobre o nosso projeto. Às 14 horas do mesmo dia, a equipe da Scania estava ‘em peso’ conosco, pessoalmente, para nos atender”, conta.
“O modelo do caminhão e sua capacidade de entrega foram dois grandes diferenciais. Sabemos que o mercado, em geral, faz caminhões com capacidade para transportar 35 toneladas. O modelo Scania está fazendo 42 toneladas”, relata o especialista.
Soluções geram resultado
O projeto de escolha e customização dos veículos envolveu várias áreas da Scania para garantir a melhor e mais ágil entrega ao cliente. A Codema, concessionária Scania em São Paulo, comercializou os caminhões e a equipe da Escandinávia é responsável pelo contrato de manutenção, feito de forma personalizada e com atendimento in loco.
“Utilizamos todo o nosso portfólio de
soluções para customizar o projeto e atender
100% da necessidade do cliente. Hoje,
temos um relacionamento sustentável.
A
Scania auxilia no menor custo operacional,
minimizando o projeto, porque faz muito
mais com menos, e direciona o cliente para
o objetivo dele, que é transportar o minério.
E, assim, a gente entende que eles têm tudo
para dar certo!”, ressalta Alair.
Essa é também a visão do cliente. De
acordo com o Presidente da Manserv
Logística, Marcelo Augusto Felipe, a
tecnologia de suporte da Scania, que inclui
processos de telemetria, permite manter a
otimização e a rentabilidade da operação.
“A
Manserv Logística busca sempre priorizar
o uso de tecnologias que permitem uma
atuação mais ágil e precisa.
A utilização
dos caminhões da Scania possibilitou uma
melhora na eficiência do nosso processo
logístico e consequentemente gerou uma
maior produtividade e qualidade dos
serviços”, afirma Marcelo.
Os mais desejados pelos motoristas
O engenheiro Roncalli relembra que
os caminhões Scania sempre chamaram
a atenção por conta de fatores como o
conforto, a ergonomia e a visibilidade.
Na
operação da Manserv, não foi diferente.
“São pontos que contribuem muito para o
desempenho dos motoristas porque o regime
de operação é severo e a produtividade
acaba sendo otimizada tendo um veículo
desses. Todos têm prazer de trabalhar nesses
caminhões. A marca sempre foi referência
e desperta paixões. E, na verdade, é a única
marca de caminhões que conheço que tem fã
clube”, brinca.
42
toneladas
É a capacidade de carga transportada pela frota Heavy Tipper na operação de mineração da Manserv.