Jornada Scania #3

[ Destaque ]

Biarticulando

o transporte sustentável

[Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Arquivo Scania, Ronaldo Santos]

A primeira vez a gente nunca esquece: seis biarticulados Scania estreiam na cidade-modelo e fazem história com uma nova experiência em transporte.

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E

la entra no ônibus, procura o assento mais próximo, senta e logo começa a mexer em seu celular. Envia algumas mensagens, responde alguns áudios, verifica a caixa de e-mails e responde os mais urgentes. Uma ou duas ligações depois, e ela chega ao seu destino: é hora de desembarcar. Ela sinaliza, desce no ponto mais próximo da empresa e segue pela calçada, sem olhar para trás e sem contabilizar quanta pendência solucionou a caminho do trabalho. Mais do que isso: não se deu conta de toda a logística de transporte envolvida na viagem que fez. Muito menos do quão precioso é o tempo que se otimiza ao se utilizar um transporte público urbano eficiente.

Ao volante, estava um motorista. Sozinho, ele conduzia um biarticulado, que em comprimento corresponde a praticamente três ônibus acoplados ou aproximadamente seis carros populares unidos. Foi ele o responsável pelas manobras e pela velocidade do veículo, que possibilitou o envio das mensagens de forma bem ágil e prática no celular. Foi ele também quem cuidou de desviar de algum obstáculo na via e fez com que a viagem fosse tranquila, confortável e segura.

Ele também viaja com conforto, segurança e boa visibilidade graças ao veículo que dirige e também à empresa que investiu naquele tipo de ônibus, pois sem ela nada disso seria possível. A empresa, por sua vez, estudou as melhores opções de transporte para a passageira que otimiza seu tempo durante a ida ao trabalho, escolheu os veículos mais confortáveis e modernos para o motorista e optou pela solução de transporte que melhor agrega rentabilidade e sustentabilidade, tanto para o negócio como por poluir menos o meio ambiente.

Essa história pode até ser hipotética, mas com certeza também fez você embarcar naquele ônibus e pensar nos bastidores do transporte coletivo. Façamos, então, mais um exercício: pense na sua cidade do coração. Todo mundo tem uma. Aquela que você visitou, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, e pela qual se apaixonou à primeira vista. Agora pense nela do ponto de vista do transporte. Se você pensou em uma referência no Brasil, esse lugar certamente é Curitiba. Se não pensou, inevitavelmente vai querer comparar a cidade que escolheu à capital paranaense.

Curitiba faz parte desse conjunto de lugares que despertam encanto, respeito e admiração. É difícil alguém visitar a cidade e passar ileso, especialmente se observar a forma como os curitibanos vivem. Seus costumes, seus hábitos no trânsito, a forma de falar, de se vestir, de se relacionar. São quase 2 milhões de habitantes que convivem harmoniosamente, cuidam dos seus espaços públicos e fazem da cidade um modelo para o restante do Brasil em vários aspectos, especialmente em planejamento urbano.

Quem já foi à capital sabe bem o que é isso. A cidade é planejada sob a ótica sustentável e o transporte coletivo funciona em um sistema eficiente, que acaba de receber seis novos biarticulados Scania F 360, melhores do que aquele que te ajudamos a imaginar no início dessa reportagem.

Os veículos são os primeiros ônibus biarticulados que a Scania vende no Brasil e fazem parte da renovação da frota da cidade.

Maurício Gulin
As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados."

Mauricio Gulin, Presidente da Viação Cidade Sorriso.

Por dentro do novo biarticulado

  • O biarticulado Scania F 360 HA tem 27 metros de comprimento e está em conformidade com as normas da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense;
  • É destinado a corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit);
  • O modelo tem carroceria Caio, motor de 360cv (o maior da categoria), e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível;
  • O desenvolvimento da cobertura do motor conjunto entre Scania e Caio garantiu o isolamento térmico e acústico adequado para o conforto do motorista;
  • O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador;
  • Disponível na configuração 8x2 de 43,5 toneladas de capacidade de carga, a maior do mercado;
  • Possui suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros; freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem; ABS; controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

A Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano de Curitiba, foi quem adquiriu o lote, após um processo bem-sucedido de demonstrações. A frota completa começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano.

"Após uma demonstração real durante sete meses, nas mesmas linhas que os seis modelos irão rodar, comprovou-se uma redução no consumo de combustível de 3% em comparação ao outro competidor, em condições idênticas. Estamos satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana", afirma Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil. “A maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo e sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável."

“As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade", diz Mauricio Gulin, Presidente da Viação Cidade Sorriso.

Por trás do volante estava Michel Moraes, que dirigiu o protótipo da Scania durante a fase de testes na Viação. “Com o protótipo da Scania, dirigi uma média de 1.200 km durante dez dias de teste. Trabalho em uma escala de 6x1, durante seis horas por dia, e gostei muito do novo biarticulado da Scania. O veículo te proporciona uma boa postura na hora de dirigir. Como trabalhamos em uma canaleta, em função do sistema BRT, não dá para avaliar em comparação à estrada. Mas percebi estabilidade na condução, facilidade de dirigir e boa visibilidade", explica.

Percebi estabilidade na condução, facilidade de dirigir e boa visibilidade."

Michel Moraes, motorista da Viação Cidade Sorriso.

Três em um

Ser motorista requer mais do que treinamentos e conhecimentos técnicos do veículo a ser dirigido. É preciso muita segurança e tranquilidade ao volante, afinal são vidas sendo transportadas, todos os dias. “O biarticulado Scania é um ônibus muito seguro. Senti que, independente do peso, o veículo não fica desestabilizado. É como nós motoristas costumamos dizer: tenho o veículo na mão o tempo todo, tanto quando está cheio como quando está vazio, sem nenhum passageiro", comenta Moraes.

Não é mesmo uma tarefa muito fácil conduzir um ônibus desse modelo, afinal são três em um único motor. Isso sem falar na questão ambiental. São horas no trânsito e colocar em prática a condução consciente faz toda a diferença. Moraes que o diga: “Passamos por treinamentos periódicos na empresa com foco em condução econômica, direção defensiva e sustentabilidade no transporte.

E se a nossa condução é consciente, feita com base em conceitos e nesses treinamentos, conseguimos combinar menos consumo de combustível com menos emissão de gases na atmosfera.

É esse o caminho que temos que seguir, especialmente aqui, cidade-modelo. Me sinto muito feliz e honrado por contribuir com o meio ambiente por meio da minha atuação no meu dia a dia de trabalho, pois sei que estou indo além daquilo que já faço na minha casa, com a prática da separação do lixo para a coleta seletiva, por exemplo", conta.

[ Em números ]

3%

Foi a redução no consumo de combustível registrada durante as demonstrações do biarticulado Scania F 360 em comparação ao outro competidor, em condições idênticas.

Por onde for...

  • Os seis biarticulados da Viação Cidade Sorriso rodarão no Eixo Norte-Sul (Linha Santa Cândida – Capão Raso), com potencial de transportar até 90 mil passageiros por dia útil;
  • O perfil dos passageiros que utilizam esse itinerário é bem diversificado, tendo em sua maioria estudantes e trabalhadores;
  • Em média, por dia, os ônibus vão rodar 10 horas. Já na previsão de rodagem mensal cada biarticulado deverá atingir, em média, 5.500 mil km.
A maior beneficiada será a população, que sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável."

Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil.

Sílvio Munhóz

Caminho sustentável

Falar em sustentabilidade no transporte também é pensar na cadeia logística e em todas as atividades que fazem essa operação acontecer. No transporte urbano, se aliarmos inovação e conectividade à gestão inteligente e personalizada da frota de ônibus, temos o ciclo sustentável formado: ônibus mais modernos circulando nas ruas, que economizam combustível e emitem menos poluentes, que são monitorados com o uso da conectividade e, consequentemente, quebram menos e estão mais disponíveis para transportar a população, que viaja com mais segurança e conforto.

Pode parecer distante da nossa realidade, mas não é. Além da aquisição dos novos biarticulados, a Viação Cidade Sorriso também fez história ao se tornar a primeira empresa de ônibus urbano a utilizar o PMS Fleet Care, o mais novo serviço da Scania que pensa a gestão completa da operação por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da marca – no caso da Viação, a Casa Cotrasa.

“Vamos acompanhar de perto os seis biarticulados e o tempo todo das viagens", afirma Everton Pinheiro, responsável pelo Scania Fleet Care no Brasil. “Dessa forma faremos os agendamentos para as manutenções na garagem da Sorriso em horários que eles não estiverem rodando.

Esse acompanhamento será essencial para antecipações de correções evitando quebras desnecessárias. Em cima desses indicadores vamos propor planos de ações para ir corrigindo possíveis necessidades ao longo da vida útil dos biarticulados e garantir a disponibilidade da frota. O passageiro é o principal beneficiado."

De Curitiba a Itaperuçu

Os números não mentem, e a disputa para dirigir o K 310 6x2/2 que faz o trecho Curitiba x Itaperuçu da Viação do Sul só comprova o benefício: 2% a mais de economia que o concorrente que opera na mesma rota. "São 200 km de viagem por dia, durante os horários de pico, e ele faz o trajeto de forma bem silenciosa. Os motoristas são só elogios para esse ônibus, é uma disputa para ver quem vai dirigir o modelo", conta Rodrigo Peres Cardoso de Sá, Gerente de Manutenção da Viação do Sul.

"Além de ter uma posição mais ergonômica devido ao sistema de pedais suspensos, o desempenho do veículo, sobretudo em subidas e retomadas, garante uma condução menos estressante ao motorista", completa o Gerente de Negócios de Ônibus da Scania no Brasil, Rogerio Moro.

Os modelos K 310 6x2 15 metros e K 310 articulado 6x2/2 foram os responsáveis pelo sucesso dos testes feitos durante 40 dias pela Viação do Sul. O destaque na performance dos chassis Scania trouxe como resultado não só a satisfação do cliente e dos motoristas como também possibilitou à marca vender seu primeiro articulado Euro 5 para o segmento de transporte de Curitiba.

"Já tínhamos percebido um resultado muito bom durante as demonstrações do articulado. O carro é muito bem projetado e indicado para a nossa demanda pela robustez e custobenefício. Nós estamos muito satisfeitos, tanto com o veículo quanto com o atendimento que recebemos", conta Rodrigo.

Para quem não sabe, a tecnologia Euro 5 limita a quantidade de partículas de gases poluentes emitidos na atmosfera, cumprindo assim as novas exigências ambientais do governo.

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A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333