[ Conectividade ]
Conectar para
Transportar
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Wagner Menezes ]
Quando a tecnologia vai além e conecta desenvolvimento profissional, gestão eficiente e rentável e disponibilidade do veículo àquilo que mais importa: sustentabilidade no transporte.
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egue o seu celular. Desbloqueie a tela inicial e conte quantos aplicativos você tem instalados que te possibilitam, de alguma forma, se conectar com outras pessoas. Pode ser aquele que te permite falar com quem mora distante de você, o que te possibilita avisar como está o trânsito para o vizinho do carro ao lado que também está dirigindo de volta para casa ou ainda aquele que te traz, segundo a segundo, as notícias do Brasil e do mundo.
Seja qual for o benefício que a conectividade te proporciona, o fato é que o que parecia só um novo conceito veio para ficar e está presente em nossa vida, de maneira prática, mais do que imaginamos. Estamos todos conectados de alguma forma: pelo uso do celular, da internet, do computador, das redes sociais e dos diferentes aplicativos que facilitam o nosso dia a dia.
[ Em números ]
É o quanto a Transportadora Sonda obteve de ganhos do custo total da operação.
Para a Scania, o uso dessa tecnologia teve início em 2017, quando a marca realmente começou a conectar seus caminhões. “Decidimos que não iríamos conectar por conectar e, sim, com o firme propósito de agregar valor, gerar soluções e trazer benefícios e resultados reais para os nossos clientes. Foi um divisor de águas - e como evoluímos desde então!”, comenta o Diretor de Serviços da Scania no Brasil, Fábio Souza.
O resultado desse trabalho já pode ser contabilizado. Além do marco de 350 mil veículos conectados no mundo inteiro e mais de 15 mil no Brasil, alguns clientes também apostaram, junto com a Scania, no uso da conectividade para garantir inovação e mais eficiência na gestão logística de sua frota.
É o caso da Transportadora Sonda, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que é responsável pela logística de entregas do Grupo Sonda Supermercados em São Paulo.
Após implementar o Pacote Desempenho, serviço mais completo de conectividade, os planos flexíveis de manutenção, o Driver Services e o recém lançado PMS Fleet Care, com um gestor que acompanha a empresa periodicamente, a transportadora obteve ganhos de 7,5% do custo total da operação e se tornou um case de sucesso das soluções de serviços da Scania.
Dos testes aos números
Mas essa história não começou da noite para o dia. Foi mais ou menos como acontece com a gente, quando instalamos um aplicativo no nosso celular somente com a intenção de experimentar, testar aquele serviço disponível ali, na palma das nossas mãos.
A Casa Scania Codema apresentou o Fleet Care antes do seu lançamento para a Transportadora Sonda, que deu início a um projeto-piloto. Nele, um gestor de frota da concessionária cuidou pessoalmente da parceria na gestão com o cliente.
Durante os seis meses de teste, esse profissional conseguiu, com o uso da conectividade, identificar diversas melhorias que poderiam ser feitas para aumentar a performance da frota de 31 semipesados P 250 8x2, como por exemplo a necessidade de treinamento dos motoristas. Os condutores foram, então, treinados por meio do Scania Driver Services e já no primeiro momento pôde se constatar uma redução de 5% do consumo de diesel.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados dos serviços Scania. Os ganhos na operação nesse patamar de 7,5% representaram um aumento de rentabilidade no negócio como um todo”, conta Claudimir Oliveira, Gerente do Centro de Distribuição do Grupo Sonda Supermercados, de São Bernardo do Campo.
Claudimir Oliveira, Gerente do Centro de Distribuição do Grupo Sonda Supermercados.
Logística sustentável
A experiência deu tão certo que ali começava um novo ciclo para a transportadora. Um ciclo logístico sustentável: a economia de combustível, além de contribuir com o meio ambiente emitindo menos poluentes, gera mais lucratividade, pois a Manutenção com Planos Flexíveis é cobrada por uma faixa dinâmica do consumo do diesel. Com a manutenção em dia, o agendamento planejado das paradas evita desperdício de tempo dos caminhões na oficina. E, com tudo isso, o veículo fica ainda mais disponível para rodar.
“A disponibilidade dos veículos subiu de 95% para 99%. Os motoristas treinados aumentaram a média de 3,24 para 3,54 km/l. São muitas boas notícias”, pontua Oliveira.
A relação de confiança e a parceria com a marca também contaram. “A transportadora confia nas soluções da Scania e este é um dos segredos para a parceria ser virtuosa. Ao utilizar os serviços na Codema, o cliente demonstra priorizar a condição perfeita dos caminhões e da manutenção. Dessa forma, passa a se preocupar apenas com o que interessa: a logística da distribuição”, explica Gustavo Andrade, Gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.
Atualmente, a Transportadora Sonda conta com 31 semipesados Scania, que transportam 156 mil toneladas de carga por ano, por 82 rotas em três turnos de sete horas cada. O ciclo médio de viagens chega a 116 km.
“A Transportadora Sonda está andando junto com a Scania na jornada pela eficiência das soluções de serviços, para extrair o máximo de rentabilidade e disponibilidade de uma operação de transporte”, finaliza Andrade.