[ REI DA ESTRADA ]

Uma nova

Geração

[ Foto: Wagner Menezes ]
O caminhão dos sonhos chega para trilhar a Jornada e integrar a nova geração – da Scania e do mundo do transporte.
Toda grande jornada merece, além de momentos especiais, um grande astro. Para a Scania, mais do que um astro: a máquina dos sonhos. Afinal, só mesmo um caminhão de respeito para percorrer quilômetros de estrada, construindo e conectando histórias e pessoas, e dar início à liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável - missão para poucos e bons.
Assim nasceu a nova geração de caminhões Scania. Foram essas máquinas com a nova cabine S e com o novo motor XPI com potência de 500 cavalos que tornaram a Jornada Scania possível, no Brasil e na América Latina, e mostraram que tecnologia, conectividade, rentabilidade, conforto e sustentabilidade andam de mãos dadas.
Uma máquina, muitos sonhos
Se você é fã de caminhão, certamente ficou curioso para conhecer os detalhes da nova geração de veículos da Scania, que chega ao mercado brasileiro apenas dois anos depois do lançamento na Europa.
Então vamos começar pelo interior da cabine, onde está o protagonista dessa Jornada – o motorista. Além de terem sido desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível no mercado e sob a perspectiva do motorista, um cuidado frequente da Scania, as novas cabines tiveram também o posicionamento do condutor realocado para que ele tenha uma melhor visibilidade externa. O painel foi rebaixado, para trazer mais conforto e segurança na condução. Aliás, conforto é a palavra-chave do modelo, que tem componentes e mesmo nível de qualidade de um automóvel de passeio. Opções de ajuste de assento; novas funcionalidades; design ergonômico; cama espaçosa, com variedade de modelos e medidas; geladeira; climatização e iluminação diferenciada são apenas alguns dos aspectos que tornam a geração S o sonho de consumo de todo motorista.
Para quem já dirigiu o novo modelo, faltam palavras para descrever a emoção de conhecer a máquina dos sonhos. “Foi uma honra poder conhecer o novo caminhão em primeira mão. Senti uma grande emoção ao dirigir a máquina dos sonhos. Foi uma oportunidade única, fantástica e incomparável. Simplesmente inesquecível! Foi muito gratificante também ver a reação das pessoas durante a Jornada. Elas se maravilhavam ao verem o caminhão e tentavam, a todo custo, fotografar e filmar a nossa passagem. Foi muita alegria e muita emoção”, conta o Master Driver e promotor da Scania Brasil, Adenilson Alves da Silva, que, durante a Jornada, conduziu o novo caminhão de Ijuí, no Rio Grande do Sul, a São Borja, na fronteira com a Argentina, e hoje ilustra a capa desta edição.
Uma nova era
Não foi só o interior do veículo que ficou diferente. O exterior do caminhão também sofreu mudanças, a começar pela aerodinâmica das cabines, que foi testada no maior túnel de vento da Europa, para proporcionar uma economia de combustível de até 2%. Os novos motores, equipados com tecnologia de alta pressão, também garantem mais rentabilidade à operação, já que reduzem em até 8% o consumo de combustível em comparação com os motores da linha atual, que já são reconhecidos pela economia.
“Pode até parecer pouco quando falamos em 2%, mas no dia a dia do transportador fará uma enorme diferença. Principalmente, analisando toda a vida útil do caminhão. O impacto já será sentido logo nas primeiras viagens”, explica Celso Mendonça, Gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. Todas as peças e detalhes da nova geração foram aprimorados para chegar a um produto que superasse as expectativas dos clientes. Tanto que este é o primeiro caminhão do mundo com airbags laterais.
“Sabemos que este lançamento é resultado do maior investimento na história da empresa, ao mesmo tempo que representa um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos clientes e de sustentabilidade”, afirma o Presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski. “Estamos oferecendo ao mercado um portfólio de soluções sem precedente. É um novo caminhão que vem embarcado com uma nova forma de pensar o transporte e com uma plataforma preparada para o presente e para o futuro”, completa.
Compartilhe:

Envie seu comentário para ser publicado