Conheça as iniciativas globais da Scania que aliam inovação,
conectividade
e sustentabilidade e tornam cada vez mais próximo e possível o futuro do transporte.
Muito se fala em sustentabilidade e não é segredo
que toda e qualquer companhia quer
praticar esse conceito. Mas, afinal, como é
que tudo acontece, na prática? Para a Scania, o tema está
diretamente ligado aos produtos e serviços que disponibiliza
no mercado. Mas não basta oferecer o maior portfólio
de veículos movidos a combustíveis alternativos
nem carregar o título de referência em soluções para o
transporte sustentável: é preciso ir além e adicionar uma
pitada de inovação e ousadia às tecnologias que desenvolve
para tornar a sustentabilidade ainda mais tangível e
possível ao nosso dia a dia.
Combustível do futuro
Imagine ônibus e caminhões pesados que não são
abastecidos por combustível, mas por eletricidade. Parece
muito futurista? Mas não é. Tanto que a Scania já deu
início ao desenvolvimento de uma tecnologia de células
de bateria para veículos pesados. O projeto, que acontece
em parceria com a empresa Northvolt, tem como foco
a eletrificação e funciona da seguinte maneira: as duas
empresas estabeleceram uma equipe de especialistas e
juntas trabalham na instalação de uma área de pesquisa,
a Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia, para desenvolver
e comercializar as células de bateria otimizadas para
a alimentação de veículos comerciais.
É claro que, a esta altura, você deve estar se questionando
o motivo de esse desenvolvimento ser feito na
Suécia, certo? A gente explica: a produção de células de
bateria requer uma grande quantidade de eletricidade e
a Suécia oferece um sólido e econômico fornecimento
de energia verde. O País é, portanto, adequado para a
produção de baterias sustentáveis em grande escala. Isso
sem falar que a Northvolt está construindo sua fábrica
da próxima geração de produtos na cidade de Skellefteå,
no norte da Suécia, com o objetivo de produzir baterias
verdes de alta qualidade, com emissões mínimas de carbono
e a mais alta capacidade para reciclagem.
“A eletrificação desempenhará um papel fundamental
na mudança para um sistema de transporte livre de
combustíveis fósseis. No entanto, a tecnologia atual de
células de bateria deve ser desenvolvida para atender aos
requisitos comerciais dos clientes de ônibus e caminhões
pesados”, explica Henrik Henriksson, presidente e CEO
da Scania. “Com a Northvolt como parceira, acreditamos
que podemos conquistar grandes progressos nessa área”,
completa.
Autonomia
e conectividade
Se imaginar veículos
pesados sendo abastecidos
por células de bateria já foi demais, vamos
forçar a sua imaginação com a seguinte
situação: em uma estrada, você vê uma frota de três ou
quatro caminhões Scania passar por você e apenas um
dos veículos está sendo dirigido por um motorista. Sim,
a gente sabe que você deve estar pensando que tudo
isso não passa de conversa fiada. Mas pode acreditar,
essa também é uma realidade das pesquisas da Scania
para desenvolver um sistema de gestão de frotas e de
transporte mais eficiente.
Graças aos avanços da tecnologia e da conectividade
no setor de transportes, os veículos poderão estar
conectados em uma frota não apenas uns aos outros,
mas também a um sistema com infraestrutura digital. A
ideia é que, aos poucos, os veículos sejam cada vez mais
autônomos e inteligentes e estejam integrados para trazer
resultados sem abrir mão da segurança da operação.
“Quando projetada pela primeira vez, a frota
automatizada era vista principalmente como uma
forma de reduzir o consumo de combustível. Mas hoje
a discussão mudou para o que pode ser alcançado
com o planejamento de uma perspectiva mais ampla
e como ela pode contribuir para um sistema de
transporte sustentável”, diz Gunnar Tornmalm, Chefe
de Pré-desenvolvimento, Automação e Pesquisa e
Desenvolvimento da Scania.
Siga o líder
O desenvolvimento dessa frota automatizada ainda
está sendo estudado pela Scania e a expectativa é que
tudo aconteça em quatro etapas. Na primeira delas,
todos os caminhões são dirigidos por motoristas, que
cooperam manualmente para se aproximarem um do
outro. Nas duas fases seguintes, um dos veículos assume
a liderança do grupo, por meio de sistemas totalmente
conectados, enquanto os demais, mesmo estando dentro
do caminhão, podem descansar. Na quarta etapa, apenas
um profissional dirige, guiando os demais veículos
autônomos.
E não para por aí: as pesquisas também apontam
para o desenvolvimento de software que permite que os
caminhões da frota automatizada cooperem de maneira
ideal e interajam com futuros sistemas de infraestrutura
de tráfego envolvendo sinais de trânsito, informações
meteorológicas e condições de tráfego. “Por exemplo,
queremos garantir que quando o primeiro caminhão
freia e os seguintes freiam simultaneamente de forma
automatizada, isso seja feito de forma controlada, a fim
de evitar o desperdício de energia, levando a um maior
consumo de combustível”, explica Tornmalm.
“Isso permitirá melhorar os fluxos de tráfego e
a eficiência geral do sistema de transporte. Graças à
conectividade, também poderemos ter veículos próximos
uns dos outros sem comprometer a segurança nas
estradas. Isso significa que teremos um uso mais eficiente
da infraestrutura da rodovia, já que poderemos organizar
as estradas de uma maneira melhor”, conclui.
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