Como a conectividade permitiu à Scania fazer a gestão
compartilhada da operação da Viação União Santa Cruz trazendo rentabilidade aos
negócios do cliente.
Nesses 60 anos no Brasil,
a Scania teve o privilégio de participar do desenvolvimento de grandes negócios,
acompanhando de perto tanto o nascimento e a consolidação de pequenas empresas, que se
tornaram potências em suas regiões ou até mesmo no País, quanto o dia a dia de médias
e grandes companhias, que já faziam parte da parceria com a marca.
Mas, uma sexagenária sabe bem que os últimos dois anos não foram fáceis nem mesmo para
as empresas estabelecidas no mercado. Foi necessário muito equilíbrio, estratégia,
inteligência e atenção às mudanças do mundo moderno, seja para chegar às decisões mais
acertadas, seja para inovar e crescer, seja para simplesmente sobreviver ao mau tempo.
A fase de grande desaceleração econômica no Brasil, mesmo com mudanças drásticas vividas
pela indústria brasileira, testou modelos, gestores e administrações, fossem essas sólidas,
estáveis, iniciantes ou inovadoras.
Sem dúvida, as novas soluções ofertadas pela Scania, aliadas à forma de atender o cliente,
ajudaram a manter a relação conquistada em árduos anos de trabalho. A preocupação constante
em garantir a melhor performance, custo-benefício e competitividade possíveis também
tiveram papel fundamental para manter a marca ao lado dos clientes. A equipe conhecedora
dos desafios que afetam cada cliente, somada à uma oferta que integra as melhores
tecnologias disponíveis a fim de otimizar recursos e garantir assistência se tornou ainda
mais relevante para os nossos parceiros de estrada.
De sexagenária para sexagenária
Junto com todo esse contexto, vieram também as exigências da era digital. O uso de dados
através da conectividade passou a ser peça-chave do desenvolvimento e intrínseca da gestão,
sem deixar de permear as relações. E foi sob essa ótica que a Scania apresentou à Viação
União Santa Cruz o Programa de Demonstração de Ônibus. A empresa de Santa Cruz do Sul,
no Rio Grande do Sul, que há 60 anos atua no transporte de passageiros e fretamento de
encomendas, testou o K 360 na configuração 4x2 durante 30 dias em suas operações. O
desfecho não poderia ser outro: 20 unidades do modelo foram adquiridas e com um resultado
ainda mais feliz – mais rentabilidade, menos custos operacionais e uma gestão compartilhada
que vai permitir um olhar confiante em direção ao futuro.
“A aquisição das últimas 20 unidades foi fruto de uma pesquisa da Viação em função de
custo-benefício identificado após os testes com os ônibus Scania. Uma carroceria que era
construída em cima de um chassi 6x2 de 14 metros passou a ser construída em cima de um
chassi 4x2 com o mesmo tipo de carroceria, mas com um pouco mais de potência. Isso faz
com que a gente rode com duas rodas a menos e que se tenha uma economia muito grande em
termos de consumo de pneu. Além disso, o motor tem a potência do K 360, suficiente para
carregar o peso da carroceria com a carga, ou seja, com os passageiros e mais as suas
bagagens, dando uma rentabilidade, uma economia que traz números ainda mais satisfatórios”,
explica Sérgio Luiz Pauli, Diretor-presidente da Viação União Santa Cruz.
Os testes também trouxeram para dentro da operação uma gestão compartilhada entre as duas
sessentonas. De um lado, a Scania e toda a sua expertise de mercado, com soluções
inteligentes, conectadas e sustentáveis. Do outro, a Viação União Santa Cruz, com sua
larga experiência no ramo de transporte de passageiros – são 12 a 15 mil deles transportados
por dia pela empresa – e o desejo de transformar a gestão da companhia de familiar para
profissional. Ambas com os mesmos objetivos: aumentar a capacidade de transporte da empresa e,
com ela, a rentabilidade, e, ao mesmo tempo, reduzir o custo operacional do negócio.
“A viação já tem 60 anos e eu faço parte da gestão há quatro anos e meio. Vim para a companhia,
mesmo sendo da família, com a incumbência de transformar essa empresa de familiar em
profissional, para que ela consiga sobreviver os próximos 60 anos. Sabe-se que 85% das
empresas familiares que não inovaram e não mudaram a sua gestão, não chegaram ao final da
segunda geração e 93% não chegaram ao final da terceira geração. Então, estou aqui com o
intuito de fazer uma gestão mais moderna, mais inovadora, para enfrentar os desafios hoje
do transporte, que são muito difíceis”, pontua Pauli.
Parceria feita de futuro
A parceria da Viação com a Scania é de longa data. Lá se vão 10 anos e muitas histórias
construídas juntas. “Até 2008, a Santa Cruz não usava a marca, passando a partir de 2008
a usar. Os resultados apresentados foram tão satisfatórios que de lá pra
cá basicamente todos os chassis da empresa são Scania. Hoje, 70% da frota praticamente é
da marca”, afirma o Diretor-presidente da Viação.
A jornada para se chegar até este momento de parceria foi construída tendo como base o
olhar atento às necessidades do cliente e da operação. Tanto que hoje a Viação União Santa
Cruz é, no segmento de transporte de passageiro, a maior frotista Scania do Rio Grande
do Sul. São os modelos da linha K os responsáveis por fazer o transporte intermunicipal e
interestadual da Viação nos mais de 80 municípios atendidos pela empresa. E foi preciso um
conjunto de soluções para que isso fosse possível, que vão além dos testes dos novos
chassis adquiridos, como oferecer as especificações adequadas ao cliente e fazer a gestão
do negócio junto com ele, sempre com foco na redução do custo operacional. “Para que a
gente possa gerir o futuro, eu preciso oferecer qualidade, um bom serviço, mas com menor
custo possível. Então é nesse viés que a gente procura empresas parceiras que possam nos
ajudar, para que tenhamos menor custo e melhor benefício aos nossos clientes”, explica Pauli.
Trabalho esse que também acontece, dia após dia, graças ao atendimento prestado pela
concessionária da marca, a Brasdiesel, outra grande parceira da Santa Cruz. Para o gestor
da Santa Cruz, esse relacionamento é importante para manter a confiança no trabalho.
“O atendimento pessoal que a gente tem com a concessionária é de fundamental importância
para que se continue com a parceira, com a confiança. Estão mostrando cada vez mais
integração com a empresa, têm aumentado o número de visitas, têm melhorado a atuação do
pós-venda, nos proporcionando melhor capacitação técnica. A parceria vem se aprofundando
a cada ano em uma relação cada vez melhor”, reforça.
Para os próximos 60 anos da Viação – e da Scania também! - o que se espera é uma conexão
ainda maior, pautada na parceria para o desenvolvimento de soluções diferenciadas, na
excelência do atendimento e na gestão sustentável da operação de transporte. “Para o futuro,
a gente vê que as associações de negócios e gestão de negócios cada vez convergem mais para
o sistema de parcerias, onde as empresas se especializam mais dentro daquilo que fazem.
Daqui pra frente, a parceria entre a Scania e Santa Cruz pode se desenvolver mais. A Santa
Cruz procurando desenvolver mais o seu ramo, que é o de transporte de passageiros, e a
Scania entrar mais com a gestão da frota na maneira como a gente vai gerir a manutenção e
os custos”, conclui Pauli.
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