E por falar em jornada…
O futuro sustentável já começou. O Brasil, é claro, não ficou de fora e também vive hoje essa
transição para um mundo de
mobilidade melhor. O Vice-presidente das Operações Comerciais da Scania Brasil, Roberto Barral,
fala sobre esse processo
de mudança e como a Scania Brasil conduzirá por aqui o chamado ‘Driving the Shift’, a jornada
iniciada pela companhia para
transformar o segmento de transporte no País.
Revista Jornada Scania:
O ‘Driving the Shift’ é um conceito global da Scania. Como a empresa está trazendo essa novidade
para o Brasil?
Como isso vai refletir na forma do trabalho daqui para frente?
Roberto Barral:
O ‘Driving the Shift’ é a Jornada Scania, o caminho que a companhia pretende seguir daqui para
frente. A Scania sempre
trabalhou em melhorias contínuas e agora incorpora ações disruptivas, relacionadas à urbanização,
digitalização e sustentabilidade. A nova
proposta é entregar soluções inteligentes, sustentáveis e conectadas que impactem positivamente a
cadeia logística, proporcionando o que há
de melhor para ajudar o cliente na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Para
isso, a companhia vem pavimentando essa
Jornada há alguns anos, preparando a rede de concessionários com sistemas padronizados, que gastem
menos tempo na oficina, trazendo
melhores motores para que os clientes consigam economia de combustível e eficiência. Com isso, a
Scania proporciona um conjunto de soluções,
dando o suporte necessário, gerando valor agregado e resultado ao cliente, não sendo apenas só mais
um produto no mercado.
Revista Jornada Scania:
Revista Jornada Scania: O foco da Scania é ser parceira líder na transição de um sistema de
transporte sustentável. Como a empresa está se
preparando para esse futuro conectado e sustentável?
Roberto Barral:
A visão da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável, criando um
mundo de mobilidade que
seja melhor para os negócios, a sociedade e o meio ambiente. Dessa forma, além de oferecer
produtos, serviços e soluções, a Scania trabalha com
três pilares fundamentais: eficiência energética, combustíveis alternativos e direção segura e
inteligente. Essa é a base de um sistema conectado,
em que o cliente possui informação total do veículo, permitindo melhor administração do motorista,
melhor eficiência no transporte, garantia de
que o veículo seguirá para a oficina quando realmente necessite e que o veículo fique o menor tempo
possível parado. Tudo isso em uma direção
sustentável, em que o cliente possa ter uma operação focada no meio ambiente, na sociedade e na
rentabilidade do negócio.
Revista Jornada Scania:
Como você enxerga o futuro no mundo dos transportes?
Roberto Barral:
O futuro no mundo dos transportes já começou e a Scania está à frente. Por isso a empresa pretende
ser líder nesse processo
de sustentabilidade. Eu acredito que uma empresa que não esteja focada no futuro, em
sustentabilidade, ninguém terá interesse em investir, em
integrar a equipe de colaboradores e ser cliente dessa marca. Somente uma empresa totalmente
conectada com a sustentabilidade, nos aspectos
sociais, ambientais e econômicos, conseguirá sobreviver a este novo cenário. É isso que vejo no
futuro. Estar conectado com o mundo e com a
sociedade, seguindo essa jornada que apenas começou.