[ JORNADA SCANIA ]
[ Foto: Gustav Lindh, Dan Boman,
Göran Wink, Erik Thor, Scania ]

O objetivo da Scania é ser líder na mudança para um sistema de transporte sustentável, criando um mundo de mobilidade melhor para o negócio, a sociedade e o meio ambiente. A seguir, o Presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson, descreve como a empresa planeja cumprir essa meta.

Desde o ano passado, o transporte e a logística têm se movimentado em direção ao reconhecimento dos desafios da atualidade. As demandas por soluções de transporte sustentável estão crescendo e não chegam somente dos nossos clientes, mas também do restante da cadeia, ou seja, quem compra serviços de transporte. As autoridades urbanas já estão apontando essa “virada de chave” para um transporte que utilize biogás, baterias elétricas ou outras fontes de energia livres de combustíveis fósseis. Nós abraçamos esse desenvolvimento e já estamos trabalhando em conjunto com nossos parceiros para entender o que os clientes deles necessitam para satisfazer metas de sustentabilidade cada vez mais difíceis de serem atingidas. Nós vamos além, ultrapassando as fronteiras das cidades, dos transportadores e seus clientes e consideramos toda a cadeia do sistema de transporte.
O mundo não pode esperar por uma solução padrão, pois temos questões e condições que variam de lugar para lugar. Em contrapartida, as soluções sustentáveis não devem concorrer umas com as outras – todas elas são melhores do que as opções de combustíveis fósseis que temos hoje no mercado. Nosso convite às autoridades e instituições é para que elas tornem possível e trabalhem conosco para viabilizar o uso de todas elas. Afinal, nós temos as soluções aqui e agora!
Enorme potencial
Baseamos a nossa abordagem do transporte sustentável nos três pilares da eficiência energética: combustíveis alternativos, eletrificação e transporte inteligente e seguro. Ao combinar esses três pilares, o potencial que temos é enorme. Motores de combustão com crescente eficiência energética continuarão a fazer parte do sistema de transporte do futuro, usando combustíveis fósseis ou combinados com o uso de propulsão elétrica. A eletrificação de veículos está se desenvolvendo rapidamente e, com benefícios ambientais, sociais e financeiros, desenvolverá um papel fundamental daqui pra frente.
Estamos trabalhando a todo vapor nos projetos de eletrificação com os parceiros da indústria para solucionar problemas de infraestrutura e de capacidade de bateria para que a tecnologia possa cumprir as necessidades de negócio dos nossos clientes de caminhões e ônibus pesados. Isso porque ao otimizarmos os fluxos de transporte e de mobilidade de maneira inteligente, usando computação e automação, nós continuamos esse processo de reduzir o desperdício no sistema de transporte. Nosso objetivo é, onde quer que você esteja no mundo, entregar uma alternativa ao combustível fóssil para seu veículo. Estamos comprometidos a fazer com que nossa oferta padrão seja uma solução sustentável e que os motores de combustível fóssil sejam apenas uma alternativa.
Redefinindo a Scania
Se 2017 demonstrou que a mudança para a sustentabilidade no transporte está ganhando força e o mercado está respondendo a essa tendência, nós precisamos fazer muito mais para reduzir também os impactos das emissões de gases no efeito estufa, já que quanto mais a tecnologia avança mais avança o aquecimento global.
Penso que as empresas que não fizerem parte do desenvolvimento de soluções para enfrentar os desafios atuais da sustentabilidade vão precisar lutar para sobreviver no mercado. Para nós, hoje, a questão não é se o futuro do transporte sustentável ainda vai acontecer, mas quando. É para este futuro que estamos trabalhando, com a colaboração e a parceira dos nossos clientes e dos clientes deles também.
Parceria é crucial para acelerar mudanças. Além da sinergia para pesquisas e desenvolvimento com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Scania está colaborando com um conjunto de empresas do segmento de transporte e logística e formando grupos com as principais companhias do setor, como as de combustível e de tecnologia.
Cumprindo nossa visão
Estamos mais determinados do que nunca a cumprir nosso propósito de conduzir a mudança para um sistema de transporte limpo, seguro e confiável. Para que isso aconteça, estamos desafiando a nós mesmos, nossos clientes, os clientes deles, os formadores de opinião e os acadêmicos. Estamos desenvolvendo nosso povo, respeitando e integrando a diversidade que nos faz ser quem somos. Nós vamos continuar melhorando nossa lucratividade, reinvestindo nossos recursos nas pessoas, nos serviços e nas soluções que melhoram também a lucratividade de nossos clientes, hoje e amanhã.
Eu acredito que o verdadeiro significado da responsabilidade corporativa é ter uma perspectiva de 360 graus do que acontece no mundo e abraçar uma responsabilidade extra como cidadão global e líder. Nós decidimos assumir a liderança para o futuro sustentável dos transportes e essa é a nossa missão. É hora de agir e convidamos o mercado para que se junte a nós nessa jornada.
E por falar em jornada…
O futuro sustentável já começou. O Brasil, é claro, não ficou de fora e também vive hoje essa transição para um mundo de mobilidade melhor. O Vice-presidente das Operações Comerciais da Scania Brasil, Roberto Barral, fala sobre esse processo de mudança e como a Scania Brasil conduzirá por aqui o chamado ‘Driving the Shift’, a jornada iniciada pela companhia para transformar o segmento de transporte no País.
Revista Jornada Scania: O ‘Driving the Shift’ é um conceito global da Scania. Como a empresa está trazendo essa novidade para o Brasil? Como isso vai refletir na forma do trabalho daqui para frente?
Roberto Barral: O ‘Driving the Shift’ é a Jornada Scania, o caminho que a companhia pretende seguir daqui para frente. A Scania sempre trabalhou em melhorias contínuas e agora incorpora ações disruptivas, relacionadas à urbanização, digitalização e sustentabilidade. A nova proposta é entregar soluções inteligentes, sustentáveis e conectadas que impactem positivamente a cadeia logística, proporcionando o que há de melhor para ajudar o cliente na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Para isso, a companhia vem pavimentando essa Jornada há alguns anos, preparando a rede de concessionários com sistemas padronizados, que gastem menos tempo na oficina, trazendo melhores motores para que os clientes consigam economia de combustível e eficiência. Com isso, a Scania proporciona um conjunto de soluções, dando o suporte necessário, gerando valor agregado e resultado ao cliente, não sendo apenas só mais um produto no mercado.
Revista Jornada Scania: Revista Jornada Scania: O foco da Scania é ser parceira líder na transição de um sistema de transporte sustentável. Como a empresa está se preparando para esse futuro conectado e sustentável?
Roberto Barral: A visão da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável, criando um mundo de mobilidade que seja melhor para os negócios, a sociedade e o meio ambiente. Dessa forma, além de oferecer produtos, serviços e soluções, a Scania trabalha com três pilares fundamentais: eficiência energética, combustíveis alternativos e direção segura e inteligente. Essa é a base de um sistema conectado, em que o cliente possui informação total do veículo, permitindo melhor administração do motorista, melhor eficiência no transporte, garantia de que o veículo seguirá para a oficina quando realmente necessite e que o veículo fique o menor tempo possível parado. Tudo isso em uma direção sustentável, em que o cliente possa ter uma operação focada no meio ambiente, na sociedade e na rentabilidade do negócio.
Revista Jornada Scania: Como você enxerga o futuro no mundo dos transportes?
Roberto Barral: O futuro no mundo dos transportes já começou e a Scania está à frente. Por isso a empresa pretende ser líder nesse processo de sustentabilidade. Eu acredito que uma empresa que não esteja focada no futuro, em sustentabilidade, ninguém terá interesse em investir, em integrar a equipe de colaboradores e ser cliente dessa marca. Somente uma empresa totalmente conectada com a sustentabilidade, nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, conseguirá sobreviver a este novo cenário. É isso que vejo no futuro. Estar conectado com o mundo e com a sociedade, seguindo essa jornada que apenas começou.
Compartilhe:

Envie seu comentário para ser publicado