Muito se fala em
sustentabilidade e não é segredo que toda e qualquer companhia quer praticar
esse conceito. Mas, afinal, como é que tudo acontece, na prática?
Para a Scania, o tema está diretamente ligado aos produtos e serviços que
disponibiliza no mercado. Mas não basta oferecer o maior portfólio de veículos
movidos a combustíveis alternativos nem carregar o título de referência em
soluções para o transporte sustentável: é preciso ir além e adicionar uma pitada
de inovação e ousadia às tecnologias que desenvolve para tornar a sustentabilidade
ainda mais tangível e possível ao nosso dia a dia.
Combustível do futuro
Imagine ônibus e caminhões pesados que não são abastecidos por combustível, mas
por eletricidade. Parece muito futurista? Mas não é. Tanto que a Scania já deu
início ao desenvolvimento de uma tecnologia de células de bateria para veículos
pesados. O projeto, que acontece em parceria com a empresa Northvolt, tem como
foco a eletrificação e funciona da seguinte maneira: as duas empresas
estabeleceram uma equipe de especialistas e juntas trabalham na instalação de
uma área de pesquisa, a Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia, para desenvolver
e comercializar as células de bateria otimizadas para a alimentação de veículos
comerciais.
É claro que, a esta altura, você deve estar se questionando o motivo de esse
desenvolvimento ser feito na Suécia, certo? A gente explica: a produção de células
de bateria requer uma grande quantidade de eletricidade e a Suécia oferece um sólido
e econômico fornecimento de energia verde. O País é, portanto, adequado para a
produção de baterias sustentáveis em grande escala. Isso sem falar que a Northvolt
está construindo sua fábrica da próxima geração de produtos na cidade de Skellefteå,
no norte da Suécia, com o objetivo de produzir baterias verdes de alta qualidade, com
emissões mínimas de carbono e a mais alta capacidade para reciclagem.
“A eletrificação desempenhará um papel fundamental na mudança para um sistema
de transporte livre de combustíveis fósseis. No entanto, a tecnologia atual de células
de bateria deve ser desenvolvida para atender aos requisitos comerciais dos clientes
de ônibus e caminhões pesados”, explica Henrik Henriksson, pPresidente e CEO da Scania.
“Com a Northvolt como parceira, acreditamos que podemos conquistar grandes progressos
nessa área”, completa.