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[ Foto: Dan Boman ]

Ontem, hoje, amanhã e sempre: a jornada de inovação da Scania para conectar pessoas e produtos, criar soluções e liderar a transição para um sistema de transportes mais sustentável.

Se você tivesse que contar o que aconteceu na sua vida nos últimos anos, quantas mudanças você narraria? Provavelmente tantas quanto as que vamos te apresentar aqui nesta reportagem. Afinal de contas, o mundo mudou. Junto com ele, mudamos todos nós. Não temos mais os mesmos modelos de computadores e celulares. A tecnologia evoluiu, nós viramos a geração do touch screen e aprendemos que tudo (ou quase tudo) pode ser resolvido com um clique. Passamos a ensinar nossos pais e avós a fazer uso da inovação, pois as crianças de hoje “já nascem sabendo”, como diriam os mais velhos. Os lugares que costumávamos frequentar possivelmente estão de cara nova, alguns pode até ser que já fecharam as portas. A moda se transformou, está mais acessível, descolada, alternativa, moderna. A alimentação, então, nem se fala: ou é gourmet ou é fit, e você escolhe de acordo com o seu objetivo de vida no momento. Tudo isso na velocidade da luz, porque o mundo não espera. Os hábitos mudaram com a mudança do mundo. Tudo é digital, urbano, sustentável, urgente e as necessidades são latentes. E todo mundo se adaptou, porque esse é o caminho. Acompanhar as evoluções e evoluir também, porque é assim que se faz história.
E, se com a gente é assim, imagine com uma empresa. São muitas e muitas histórias de gente como a gente, que, reunidas, contam um pouco da trajetória da companhia. São objetivos e metas traçados para responder às tantas mudanças do mundo, sejam tecnológicas, sejam hábitos de consumo, sejam porque a empresa decidiu inovar e seguir na contramão do fluxo do mercado. O fato é que empresas também mudam com o tempo, se adaptam, crescem, ouvem seus clientes, conversam com seus consumidores. As marcas inovam, despertam desejos, usam e abusam do touch screen, de tudo que é moderno, tecnológico, estratégico, sustentável, digital e do que traga resultados de negócio para dentro e fora de casa. Evoluem para escrever novos capítulos e transformar hábitos, costumes, pessoas e caminhos. E justamente aí mora um desafio: acelerar o passo junto com o mundo, mas sabendo onde se quer chegar. Ter pressa na mudança, mas com a certeza de que o resultado de hoje não compromete o amanhã. Ao contrário, constrói um outro patamar e traz para perto um novo jeito de se relacionar com o mundo, de forma a não prejudicá-lo nem ser engolido por ele.
Basta fazer um paralelo com o universo do transporte para entender que para a Scania é fácil contar a própria história. Ainda era 2016 quando a empresa começou a se preparar para viver as mudanças que hoje te convida a conhecer. Os anos passaram, o hábitos de consumo são outros, os clientes se tornaram mais exigentes diante das transformações do mundo moderno. O setor de transportes também não é mais o mesmo e é preciso enxergar o cenário sob uma nova lente. Novos tempos exigem novas posturas. É agosto de 2018 e este é só o início de uma nova jornada.
Roberto Barral
Vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil
O futuro é agora
Pensar o futuro é fazer o presente. Especialmente quando se trata de mobilidade e de sustentabilidade. De 2016 pra cá muita coisa mudou, é verdade, mas a Scania permaneceu com sua visão de futuro e trouxe de lá, do passado tão próximo, o seu objetivo maior: ser a marca parceira do cliente na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Foram várias iniciativas pensadas e muitas novidades colocadas no mercado para se chegar até aqui. Serviços, soluções, novos motores, conectividade e um posicionamento diferente: ser líder de uma mudança no presente e no futuro do transporte, em qualquer parte do mundo. Até porque, para a Scania, seguir as tendências globais de urbanização, digitalização e sustentabilidade não era o suficiente. Era preciso ir além e pensar em soluções disruptivas para tornar conceitos como conectividade, veículos autônomos e eletrificação cada vez mais possíveis. Nas páginas a seguir, você vai reviver o passo a passo dessa história, de 2016 até os dias atuais, e entender como a Scania se preparou para criar um mundo de mobilidade melhor para o negócio, a sociedade e o meio ambiente. Vai ainda conhecer de que forma a companhia dirige hoje o futuro do transporte.

EMBARQUE NESSA JORNADA

Soluções de mobilidade urbana
Com a proposta de melhorar o trânsito nas cidades e oferecer uma alternativa eficiente e confortável aos passageiros, especialmente sob o ponto de vista das grandes capitais, a Scania desenvolveu e apresentou ao mercado uma linha completa de ônibus, um para cada necessidade. Os modelos das linhas K e F (K250 4x2; K270 4x2 e 6x2; K280 4x2 e 6x2; K310 6x2 e 8x2; K329 6x2; F 360 8x2) são adequados para o sistema de transporte atual, seja nas regiões metropolitanas, periferias ou áreas centrais, e atendem os requisitos do BRT (da sigla, em inglês, Bus Rapid Transit, que traduz a ideia de um transporte público urbano de alta velocidade). Além disso, contribuem para a redução do trânsito nas cidades e para a diminuição da emissão de poluentes, já que podem ser abastecidos em etanol, biogás, GNV e biodiesel, de acordo com a disponibilidade de cada especificação. “Em 2030, mais de 60% da população mundial será urbana. Nas cidades, a qualidade de vida dependerá da mobilidade. O futuro exige cidades sustentáveis, com transporte público eficaz e organizado. A Scania está transformando o jeito de transportar pessoas, mudando ideias”, afirma Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil.
Excelência no atendimento
Já dizia o ditado: cliente bom é cliente satisfeito. Pensando nisso, e já tendo em mente a mudança de valores e de comportamento do seu cliente, a Scania implementou no Brasil um processo global de padronização de suas concessionárias. Os objetivos dessa reestruturação eram claros: melhorar processos internos, aumentar produtividade e evitar desperdícios, oferecendo uma rede mais ativa e que atenda as necessidades dos clientes de maneira personalizada e ágil. No dia a dia, isso se refletiu, por exemplo, no planejamento de entrada dos veículos, no controle dos programas de manutenção, na previsão da utilização das peças e em mais eficiência na alocação do time de mecânicos, tudo para deixar o cliente mais satisfeito com a qualidade do atendimento das Casas Scania de todo o País. “Eficiência e rapidez são fundamentais para ter uma rede adequada para o futuro. E o fundamental, cada vez mais, será o tempo do cliente”, pontua o Vice Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral.
Capacitação premiada
A competição mais famosa do Brasil entre os motoristas de caminhão evoluiu. Estamos falando do antigo Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), que já consagrou campeões das estradas nos anos anteriores e em 2016 passou a se chamar Scania Driver Competitions (SDC), como é conhecida a disputa nos outros mercados da Scania no restante do mundo. A mudança de nome também foi estratégica e pensada para contribuir com a jornada da Scania na transição para um transporte mais sustentável. Isso porque nas três primeiras edições da competição – 2005, 2008 e 2010 – as inscrições eram feitas apenas por cadastro em papel. A partir de 2012, parte do processo foi digitalizado e o cadastro poderia ser feito pela internet. Em 2014, o número de inscritos online duplicou em relação à edição anterior. Já em 2016, os candidatos encontraram uma disputa ainda mais moderna e conectada: uma plataforma 100% digital foi disponibilizada para as fases 1 e 2, que englobavam inscrições e provas classificatórias, compostas por questões online que contaram com a companhia de um motorista virtual chamado Pedro. Além dessas novidades, a sexta edição da competição, que tem por objetivo valorizar a profissão, a importância do treinamento dos caminhoneiros e a segurança nas estradas, ainda credenciou três finalistas para a final América Latina, em que os participantes brasileiros disputaram com vencedores da Argentina, do Chile e do Peru. “A Scania é referência em transporte sustentável e se orgulha do legado que deixa a cada edição da disputa. É por isso que investimos tanto em treinamento e somos a fabricante pioneira em promover uma competição entre motoristas focada na qualificação”, explica Márcio Furlan, Gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.
Serviços Conectados
A conectividade veio para ficar. Foi com base nela que a Scania lançou os Serviços Conectados, uma solução inovadora para ajudar o transportador, de cargas ou de passageiros, a fazer a gestão completa de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo e da parceria com a rede de concessionárias. Com a novidade, tanto o cliente quanto a Scania têm acesso a dados mais específicos do veículo, como estilo de condução do motorista, velocidade média da viagem, consumo de combustível e intervalos de manutenção, e podem, juntos, encontrar alternativas rentáveis para o negócio. Os dados, enviados por um módulo chamado Scania Communicator, que é instalado no veículo, são acessados na tela do computador. Ou seja, o transportador não precisa esperar a viagem terminar para saber como foi o transporte, a conduta do motorista ou os gastos durante o trajeto. Outras quatro ferramentas completam o pacote: Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas, além do serviço do Gestor de Frota, em que um especialista da concessionária atua no cliente para ajudá-lo a aumentar a disponibilidade da frota. “Ter acesso aos dados operacionais do veículo permite à Scania entregar ativamente soluções de transporte para a frota. Os Serviços Conectados significam um novo patamar na redução de custos operacionais e mais disponibilidade, aliados à diminuição das emissões de poluentes e CO2, um compromisso permanente da Scania. Refere-se a uma renovada maneira de pensar o transporte, com ainda mais inteligência”, conclui o Vice Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral.
Flexibilidade e eficiência
Mais uma vez, a conectividade foi a essência da Scania para a criação de outra solução inovadora e inédita no mercado nacional. Estamos falando da Manutenção Scania com Planos Flexíveis, um programa integrado aos Serviços Conectados que identifica o momento exato da parada preventiva e sinaliza tudo o que é necessário para a revisão de acordo com a operação de cada veículo. “Em resumo, agora é o caminhão quem avisa quando deve parar para a manutenção. Com isso, nosso pacote de soluções traz resultados imediatos, como a redução do custo dos reparos, do tempo parado na oficina e da emissão de CO2. O futuro sustentável já começou”, explica Fabio Souza, Diretor de Serviços da Scania no Brasil.
Outro diferencial do sistema é a cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível, algo inédito na Scania mundialmente.A criação brasileira funciona de maneira prática: os veículos que gastarem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. “A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente, prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso”, afirma Souza.
Por trás do volante
É claro que de nada adiantaria tanta tecnologia sem que se pensasse na performance do protagonista por trás do volante. Afinal, entre os dados coletados por meio dos Serviços Conectados está a atuação do motorista, sua forma de dirigir, seu desempenho na estrada. Então, para auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania criou o Driver Services, um programa de condução personalizada, que pode proporcionar em torno de 10% de economia por caminhão. Com a solução, os motoristas podem ser treinados periodicamente para que evoluam seus conhecimentos e habilidades no volante, contribuindo para uma gestão mais eficiente e para a rentabilidade da operação como um todo. Isso acontece porque o motorista, ao se capacitar e evoluir na sua qualificação com treinamentos especializados, terá uma postura mais responsável e segura ao volante, ajudando na redução do consumo de combustível.
São três etapas: o Treinamento, uma orientação inicial focada na direção econômica, que pode ser feita individualmente ou em grupo; o uso do Driver Support, ferramenta exclusiva da Scania lançada em 2010, hoje item de série de caminhões e ônibus da marca, que serve como um tutor eletrônico no painel para auxiliar o motorista com dicas de melhorias na condução em tempo real; e o Coaching, que é o acompanhamento da evolução contínua do profissional por meio de orientações periódicas.
Novas Potências
Potência, sustentabilidade, eficiência, economia e tecnologia. Seja um motorista ou dono de empresa, cada pequena inovação torna mais fácil o dia a dia. Pensando nisso, em 2017 a Scania lançou duas novas motorizações: de 450 e 510 cavalos, que proporcionam até 5% a mais de economia de combustível. Os lançamentos vieram vestidos pela roupagem do já conhecido Streamline Highline e estão disponíveis em duas configurações: 6x2 e 6x4, respectivamente.
Pensadas para ampliar a atuação rodoviária, as novas potências são compostas por propulsores de 13 litros e seis cilindros em linha. Desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel, os motores dessas máquinas do asfalto permitem que o consumo, os ruídos e as emissões sejam reduzidos. Mas também teve novidade no motor, que traz em seu bloco um composto compactado de ferro e grafite, tudo com o objetivo de duplicar a resistência do caminhão.
O Heavy Tipper foi outra novidade do ano que alia potência e economia à tecnologia e rentabilidade. Criado para o mercado de mineração, proporciona grandes vantagens em relação aos outros caminhões voltados para o segmento. Uma delas é o aumento da disponibilidade em até 5%, além da redução em até 15% do custo por tonelada transportada e aumento em 30% da vida útil na operação (cerca de um ano a mais de trabalho) - sem falar na capacidade de transportar até 25% a mais de carga líquida da configuração 8x4.
Segundo o Vice Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, “os lançamentos nacionais e para a América Latina estão alinhados com o conceito global da Scania de proporcionar um transporte mais sustentável. Começamos uma jornada ainda mais profunda de parceria com o cliente para juntos encontrarmos caminhos mais eficientes e rentáveis para sua operação.”
Cliente do futuro
Se antes o foco do cliente era ter um novo modelo de caminhão como parte da frota, agora, com tantas soluções e conectividade, as exigências são maiores. O perfil do cliente mudou, o comportamento dele se transformou e com essas mudanças veio uma busca que vai além de somente ter o “rei da estrada” para transportar a carga: ele quer saber o custo total da operação para ter certeza de que aquele modelo é a melhor opção para o seu negócio. Como em todo processo de evolução, a rentabilidade passou a ser monitorada, especialmente depois das novas soluções serem lançadas no mercado, e o frotista foi trilhando, pouco a pouco, o caminho ao lado da Scania. Hoje, o cenário é outro: não basta a soma do melhor caminhão, com o melhor custo operacional e a melhor rentabilidade. É preciso ter e fazer um modelo de negócio sustentável, em que toda a cadeia envolvida se beneficie dos resultados.
Cliente do presente
Como já se sabe, tudo está conectado. Os tempos modernos trouxeram ciclos cada vez mais vivos para o nosso dia a dia. Produtos conversam com soluções, que se comunicam com o mercado e o cliente, que interage com a marca. No presente e no futuro, a Scania quer continuar criando essas conexões e foi para manter uma linha coerente com seu novo posicionamento que a revista Rei da Estrada, depois de longos anos de existência, também foi repaginada. A publicação deixa o nome e a roupagem para trás e evolui tendo como base o caminho que trilhou até aqui, mantendo a mesma essência: estar perto do fã e do cliente Scania, com reportagens exclusivas que mostram os detalhes de todas as inovações que a marca acredita e desenvolve. A partir de agora, a sua Rei da Estrada será a sua Jornada, o novo caminho editorial que você vai seguir junto com a Scania. E compartilhar também, já que a outra novidade é a versão digital da revista. Um espaço pensado para deixar você cada vez mais conectado com a Scania, uma revista que te permite se manter informado sobre o universo do transporte, falar com a marca e dividir notícias nas plataformas sociais que você utilizar. Uma publicação atual, digital, moderna e sustentável, que dialoga com você e traz para perto a nova realidade da Jornada Scania.
Mudar é preciso!
De uma fabricante de produtos a uma provedora de soluções inteligentes e conectadas, a Scania deu as mãos aos seus clientes e parceiros de negócios para liderar a mudança para um sistema de transportes sustentável. E são eles quem conduzem a jornada, junto com a marca. Foram eles que ensinaram e fizeram o caminho, mostrando que a sustentabilidade não é mais uma opção, e sim uma necessidade. O agradecimento por essa parceria e por esse caminhar vem em forma de resultado: ganha o cliente, ao optar pelas soluções Scania e pela sustentabilidade de suas operações; ganha a Scania, por ser líder de uma mudança que não prioriza a tecnologia a todo custo, mas que envolve e agrega o ser humano, peça-chave na condução de um novo sistema de transportes; ganha o meio ambiente, por receber de presente menos emissão de gases, menos desgaste e mais consciência; e ganha você, por vivenciar uma transformação de valores e condutas tão significativa em um mundo que requer velocidade, inteligência, conectividade e, ao mesmo tempo, necessita tanto de senso de coletividade e de humanidade para continuar evoluindo.
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