[ Inovação ]

[ Foto: Rodrigo Assmann ]
Como a conectividade permitiu à Scania fazer a gestão compartilhada da operação da Viação União Santa Cruz, trazendo rentabilidade aos negócios do cliente
Nesses 60 anos no Brasil, a Scania teve o privilégio, como empresa, de participar do desenvolvimento de grandes negócios, acompanhando de perto tanto o nascimento e a consolidação de pequenas empresas, que se tornaram potências em suas regiões ou até mesmo no País, quanto o dia a dia de médias e grandes companhias, que já faziam parte da parceria com a marca.
Mas, uma sexagenária sabe bem que os últimos dois anos não foram fáceis nem mesmo para as empresas estabelecidas no mercado. Foi necessário muito equilíbrio, estratégia, inteligência e atenção às mudanças do mundo moderno, seja para chegar às decisões mais acertadas, seja para inovar e crescer, seja para simplesmente sobreviver ao mau tempo. A fase de grande desaceleração econômica no Brasil com mudanças drásticas vividas pela indústria brasileira testou modelos, gestores e administrações, fossem essas sólidas, estáveis, iniciantes ou inovadoras.
Sem dúvida, as novas soluções ofertadas pela Scania, aliadas à forma de servir e atender o cliente, ajudaram a manter a relação conquistada em árduos anos de trabalho. A preocupação constante em garantir uma frota com a melhor performance possível, custo-benefício e competitividade também teve papel fundamental para manter a presença da marca ao lado dos clientes. A equipe conhecedora das “dores” que afetam cada cliente, somada a uma oferta que integra as melhores tecnologias disponíveis a fim de otimizar recursos e garantir assistência se tornou ainda mais relevante para os nossos parceiros de estrada.
De sexagenária para sexagenária
Junto com todo esse contexto, vieram também as exigências da era digital. A conectividade passou a ser peça-chave do desenvolvimento e intrínseca da gestão, sem deixar de permear as relações. E foi sob essa ótica que a Scania apresentou à Viação União Santa Cruz o Programa de Demonstração de Ônibus. A empresa de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, que há 60 anos atua no transporte de passageiros e fretamento de encomendas, testou o K 360 na configuração 4x2 durante 30 dias em suas operações. O resultado não poderia ser outro: 20 unidades do modelo foram adquiridas e com um final ainda mais feliz – mais rentabilidade, menos custos operacionais e uma gestão compartilhada que vai permitir um olhar confiante em direção ao futuro.
“A aquisição das últimas 20 unidades foi fruto de uma pesquisa da Viação em função de custo-benefício identificado após os testes com os ônibus Scania. Uma carroceria que era construída em cima de um chassi 6x2 de 14 metros passou a ser construída em cima de um chassi 4x2 com o mesmo tipo de carroceria, mas com um pouco mais de potência. Isso faz com que a gente rode com duas rodas a menos e que se tenha uma economia muito grande em termos de consumo de pneu. Além disso, o motor tem a potência do K 360, suficiente para carregar o peso da carroceria com a carga, ou seja, com os passageiros e mais as suas bagagens, dando uma rentabilidade, uma economia que traz números ainda mais satisfatórios”, explica Sérgio Luiz Pauli, Diretor-presidente da Viação União Santa Cruz.
Os testes também trouxeram para dentro da operação uma gestão compartilhada entre as duas sessentonas. De um lado, a Scania e toda a sua expertise de mercado, com soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis. Do outro, a Viação União Santa Cruz, com sua larga experiência no ramo de transporte de passageiros – são 12 a 15 mil deles transportados por dia pela empresa – e o desejo de transformar a gestão da companhia de familiar para profissional. Ambas com os mesmos objetivos: aumentar a capacidade de transporte da empresa e, com ela, a rentabilidade, e, ao mesmo tempo, reduzir o custo operacional do negócio.
“A viação já tem 60 anos e eu faço parte da gestão há quatro anos e meio. Vim para a companhia, mesmo sendo da família, com a incumbência de transformar essa empresa de familiar em profissional, para que ela consiga sobreviver os próximos 60 anos. Sabe-se que 85% das empresas familiares que não inovaram e não mudaram a sua gestão, não chegaram ao final da segunda geração e 93% não chegaram ao final da terceira geração. Então, estou aqui com o intuito de fazer uma gestão mais moderna, mais inovadora, para enfrentar os desafios hoje do transporte, que são muito difíceis”, pontua Pauli.

Parceria feita de futuro

A parceria da Viação com a Scania é de longa data. Lá se vão 10 anos e muitas histórias construídas juntas. “Até 2008, a Santa Cruz não usava a marca, passando a partir de 2008 a usar. Os resultados apresentados foram tão satisfatórios que de lá pra cá basicamente todos os chassis da empresa são Scania. Hoje, 70% da frota praticamente é da marca”, afirma o diretor- presidente da Viação.
A jornada para se chegar até este momento de parceria foi construída tendo como base o olhar atento às necessidades do cliente e da operação. Tanto que hoje a Viação União Santa Cruz é, no segmento de transporte de passageiro, a maior frotista Scania do Rio Grande do Sul. São os modelos da linha K os responsáveis por fazer o transporte intermunicipal e interestadual da Viação nos mais de 80 municípios atendidos pela empresa. E foi preciso um conjunto de soluções para que isso fosse possível, que vão além dos testes dos novos chassis adquiridos, como oferecer as especificações adequadas ao cliente e fazer a gestão do negócio junto com ele, sempre com foco na redução do custo operacional. “Para que a gente possa gerir o futuro, eu preciso oferecer qualidade, um bom serviço, mas com menor custo possível. Então é nesse viés que a gente procura empresas parceiras que possam nos ajudar, para que tenhamos menor custo e melhor benefício aos nossos clientes”, explica Pauli.
Trabalho esse que também acontece, dia após dia, graças ao atendimento prestado pela concessionária da marca, a Brasdiesel, outra grande parceira da Santa Cruz. Para o gestor da Santa Cruz, esse relacionamento é importante para manter a confiança no trabalho. “O atendimento pessoal que a gente tem com a concessionária é de fundamental importância para que se continue com a parceira, com a confiança. Estão mostrando cada vez mais integração com a empresa, têm aumentado o número de visitas, têm melhorado a atuação do pós-venda, nos proporcionando melhor capacitação técnica. A parceria vem se aprofundando a cada ano em uma relação cada vez melhor”, reforça.
Para os próximos 60 anos da Viação – e da Scania também! - o que se espera é uma conexão ainda maior, pautada na parceria para o desenvolvimento de soluções diferenciadas, na excelência do atendimento e na gestão sustentável da operação de transporte. “Para o futuro, a gente vê que as associações de negócios e gestão de negócios cada vez convergem mais para o sistema de parcerias, onde as empresas se especializam mais dentro daquilo que fazem. Daqui pra frente, a parceria entre a Scania e Santa Cruz pode se desenvolver mais. A Santa Cruz procurando desenvolver mais o seu ramo, que é o de transporte de passageiros, e a Scania entrar mais com a gestão da frota na maneira como a gente vai gerir a manutenção e os custos”, conclui Pauli.
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